quarta-feira, 21 de julho de 2010

Doces sem açucar


    Em resposta ao caro leitor Anónimo aos seus 2 comentários do post anterior, tenho que dar-lhe os meus parabéns em primeiro lugar pelos conhecimentos que aparenta possuir sobre os alimentos e a Diabetes: sabe que efectivamente as batatinhas fritas gourmet têm um elevado IG, como se fosse um pecado ingeri-las, mas que realmente também têm um elevadíssimo IS (índice satisfação), que eu talvez designasse por IP (índice de prazer :-))... sabe que os "doces sem açucar" normalmente possuem mais gordura e Kcalorias que aqueles ditos "doces normais".A seu pedido expresso, aqui vai:
Quando vemos produtos com a designação "sem adição de açucar", isso nem sempre significa que esteja completamente isento de açucar. Habitualmente, significa que não houve adição de açucar, apesar de estarem contidos neles os naturais, como por exemplo, açucar da fruta (frutose).Os chocolates ou gelados sem adição de açucar podem conter mais calorias do que as alternativas vulgares. Os alimentos doces como estes contêm frequentemente sorbitol (adoçante), que acabará eventualmente por ser transformado em glicose no fígado (quando ingerido em excesso, pode provocar dores abdominais e diarreia). Por isso é de extrema importância a aprendizagem da leitura dos rótulos dos alimentos!!

Deixo uma lista dos adoçantes não nutritivos (que não provocam aumento de peso, portanto a melhor opção) e os nutritivos (que poderão aumentar o peso):

Não nutritivos: Aspartame, sacarina, acesulfame K, sucralose e ciclamato.
Nutritivos: Frutose, polióis (terminados em "ol"-sorbitol, xilitol, manitol,lactitol) e amido hidrolisado e isomalte.

Quando me questionam como Enfermeira e Diabética acerca destes produtos, costumo dizer para consumirem um gelado à base de iogurte e fruta ou um chocolate de leite normal, com açucar, mas sempre após uma refeição principal, que não irá afectar drasticamente a glicémia. No entanto, se não houver essa possibilidade imediata e lhe apeteça imenso, escolha um produto sem açucar, mas sempre sabendo que provavelmente conterá mais Kcal.

Deixo um exemplo:
15 gr de chocolate de leite com açucar, contém 9 gr de gordura e 150 Kcal
15 gr de chocolate de leite sem adição de açucar contém 11 gr de gordura e 170 Kcal

Próximos posts serão acerca da leitura de rótulos.
Deixo o site da DGS do Programa Nacional contra a Obesidade, que poderá ajudar na escolha dos alimentos mais saudáveis, com informação nutricional muito completa, associado ao exercício físico.

http://www.plataformacontraaobesidade.dgs.pt/PresentationLayer/Roda_dos_alimentos.aspx?menuid=245&exmenuid=113&SelMenuId=245

2 comentários:

  1. Olá Ana. Algumas ideias sobre diabetes - http://www.canibaisereis.com/tag/diabetes/

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela tua página e pela forma criativa como transformaste a tua Diabetes numa oportunidade para educar e ajudar os outros!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails