sábado, 25 de dezembro de 2010

A minha "ementa" de Natal

Após a Ceia de Natal com o tradicional bacalhau com todos, aqui estão umas fotos dos meus doces prediletos Natalícios...todos Sem Açucar(com adoçante), igualmente bons àqueles confeccionados com o comum açucar. Que delíciaaaaaa...

Aletria



Sonhos de Abóbora


Rabanadas


Fatias Douradas


Que bom existir,mas ainda assim sem grandes abusos...


Mas provei também alguns docinhos COM Açucar...




O belo do Bolo-Rei


Tronco de Natal



Resumindo: umas calorias a mais, mas a glicémia sempre controlada, embora com uma vigilância mais apertada. Agora há que queimar tudo isto com exercício físico extra :-)

FELIZ NATAL A TODOS






10 comentários:

  1. Parece-me que a menina é mesmo "perdida" pelo Natal!!! Árvore de natal, doces, prendas... Tudo a que tem direito! Feliz Natal

    P.S. se não me engano, fui eu que deixei esse cachecol no sapatinho que a menina deixou na lareira.

    Bj natalício

    ResponderEliminar
  2. Adorei as prendinhas,Sr.Pai Natal.Com tantos presentes é sinal que me portei muito bem este ano.Sou uma privilegiada por ter um comentário seu e por existir na minha vida...afinal,Natal é todos os dias :-)
    Feliz Natal e beijo também natalício.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Ana Luísa!
    Encontrei hoje o seu blog e, quero continuar a visitá-lo. Sou diabético tipo 2, controlado, com dieta e exercício. Este Natal "abusei" um pouco, e, não comi dessas coisas boas que você aqui apresenta (excepto o bolo rei do Jumbo sem açúcar)hoje, após o almoço tinha 130mg. Não sei o porquê desta subida. Desejo-lhe a si e, a todos os seus familiares, continuação de Festas Felizes.

    ResponderEliminar
  4. Olá A.Madeira.
    Obrigada por visitar o meu blog.
    O porquê dessa subida após o almoço pode ter uma explicação simples...ou não. Voçê tem feito exercício físico nos últimos dias? como me refere que controla com dieta e exercício, se é habitual praticar e se deixa por uns dias, o seu pâncreas torna-se preguiçoso ou os seus músculos não vão aproveitar a glicose da melhor maneira. Comeu alguns doces? comeu doces de estômago vazio?(ao pequeno almoço ou a meio da manhã?É preferível comê-los após uma refeição principal onde tenham existido hidratos de carbono)Comeu uma maior quantidade de hidratos de carbono ao almoço? Cuidado também com o bolo-Rei sem açucar: ele contém na mesma açucar (das uvas passas e da geleia pincelada no topo),hidratos de carbono (farinha refinada) e calorias a mais (dos frutos secos,que são bastante calóricos)-daí referir na legenda da foto que não se deve abusar :-)
    Não se preocupe com um valor de 130 mg/dl após uma refeição: o que está preconizado pela Associação Americana de Diabetologia e pela Europeia é um valor inferior a 140 mg/dl após refeições.
    Espero ter sido útil.
    Cumprimentos e também para si continuação de Festas Felizes

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pelos seus conselhos!
    Normalmente faço caminhadas todos os dias. Ontem, por acaso até fiz quase 2 horas. Não comi doces de estômago vazio, mas nestes dias, tenho comido em maior quantidade que a habitual. Os doces que comi após as refeições não tinham açúcar adicionado. Ana Luísa, que me diz das sementes de linhaça moída, gérmen de trigo e aveia? Tenho lido que, ajuda a controlar a glicémia,eu tenho consumido com frequência, tem alguma informação sobre estes cereais e, que queira partilhar?
    Bem Haja pelo tempo que lhe roubei e, continuação de bons níveis de glicémia.

    A. Madeira

    ResponderEliminar
  6. Olá mais uma vez.
    Em relação à semente de linhaça,nesta estão presentes proteínas, fibras alimentares e ácidos gordospoliinsaturados (Ómega 3 e Ómega 6,qua ajudam a proteger o coração).
    O gérmen de trigo é benéfico para pessoas com diabetes:a presença de vitamina B1 e E diminui a concentração de açúcar no sangue e na urina. O consumo diário de 4 a 5 colheres de sopa de gérmen de trigo deve ser utilizado como complemento à medicação utilizada, poupa a insulina, não a substituindo mas facilitando a sua absorção a nível celular tendendo a normalizar o metabolismo.
    A aveia é uma grande aliada do coração, sendo benéfica para ele graças ao seu conteúdo de fibra que ajuda a eliminar as gorduras do organismo(que bloqueiam as nossas artérias podendo causar enfarte e AVC´s)
    Para pessoas diabéticas, ela também é recomendada, pois a aveia permite normalizar os níveis de açúcar no sangue; o magnésio e a fibra presentes nela ajudam a segregar(produzir) a insulina e absorver a glucose.

    Qualquer tempo dispendido para ajudar os outros e a nós próprios é sempre bem empregue :-)
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigada pelas suas preciosas informações.

    Votos de um Feliz Ano Novo!

    A. Madeira

    ResponderEliminar
  8. Obrigada. Retribuo os votos de Feliz Ano Novo.

    ResponderEliminar
  9. ola !
    Ana luiza tudo bem estou a fazer uma pesquisa sobre diabetes tipo 2 pode me passa uma emente de diabeticos tipo 2 caso possa me mandar por email eu agradeço
    Daniel alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. danielrodrigo_gv@hotmail.com
      daniel alves abrigada

      Eliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails