quarta-feira, 21 de julho de 2010

Doces sem açucar


    Em resposta ao caro leitor Anónimo aos seus 2 comentários do post anterior, tenho que dar-lhe os meus parabéns em primeiro lugar pelos conhecimentos que aparenta possuir sobre os alimentos e a Diabetes: sabe que efectivamente as batatinhas fritas gourmet têm um elevado IG, como se fosse um pecado ingeri-las, mas que realmente também têm um elevadíssimo IS (índice satisfação), que eu talvez designasse por IP (índice de prazer :-))... sabe que os "doces sem açucar" normalmente possuem mais gordura e Kcalorias que aqueles ditos "doces normais".A seu pedido expresso, aqui vai:
Quando vemos produtos com a designação "sem adição de açucar", isso nem sempre significa que esteja completamente isento de açucar. Habitualmente, significa que não houve adição de açucar, apesar de estarem contidos neles os naturais, como por exemplo, açucar da fruta (frutose).Os chocolates ou gelados sem adição de açucar podem conter mais calorias do que as alternativas vulgares. Os alimentos doces como estes contêm frequentemente sorbitol (adoçante), que acabará eventualmente por ser transformado em glicose no fígado (quando ingerido em excesso, pode provocar dores abdominais e diarreia). Por isso é de extrema importância a aprendizagem da leitura dos rótulos dos alimentos!!

Deixo uma lista dos adoçantes não nutritivos (que não provocam aumento de peso, portanto a melhor opção) e os nutritivos (que poderão aumentar o peso):

Não nutritivos: Aspartame, sacarina, acesulfame K, sucralose e ciclamato.
Nutritivos: Frutose, polióis (terminados em "ol"-sorbitol, xilitol, manitol,lactitol) e amido hidrolisado e isomalte.

Quando me questionam como Enfermeira e Diabética acerca destes produtos, costumo dizer para consumirem um gelado à base de iogurte e fruta ou um chocolate de leite normal, com açucar, mas sempre após uma refeição principal, que não irá afectar drasticamente a glicémia. No entanto, se não houver essa possibilidade imediata e lhe apeteça imenso, escolha um produto sem açucar, mas sempre sabendo que provavelmente conterá mais Kcal.

Deixo um exemplo:
15 gr de chocolate de leite com açucar, contém 9 gr de gordura e 150 Kcal
15 gr de chocolate de leite sem adição de açucar contém 11 gr de gordura e 170 Kcal

Próximos posts serão acerca da leitura de rótulos.
Deixo o site da DGS do Programa Nacional contra a Obesidade, que poderá ajudar na escolha dos alimentos mais saudáveis, com informação nutricional muito completa, associado ao exercício físico.

http://www.plataformacontraaobesidade.dgs.pt/PresentationLayer/Roda_dos_alimentos.aspx?menuid=245&exmenuid=113&SelMenuId=245

sábado, 3 de julho de 2010

Índice glicémico


Índice glicémico: o que significa?
Sabia que uma alimentação composta por alimentos com baixo nível IG pode contribuir para reduzir o risco de diabetes, ajudar a controlar o colesterol e doenças cardiovasculares?

Todos os dias comemos alguns alimentos que, depois de digeridos, nos fornecem energia para realizarmos as nossas actividades diárias.

A maioria dos alimentos com hidratos de carbono (açúcar, pão, fruta, feijão, bolos, massa, sumos de fruta, arroz…) é digerida no nosso organismo, transformada em glicose e levada pelo sangue a todas as células, sendo o nosso principal “combustível”.

Quando entra na circulação sanguínea, a glicose origina uma subida na glicose sanguínea (glicemia). Esta subida pode ser mais ou menos brusca, conforme os alimentos que ingerimos.

A forma como cada alimento faz subir os níveis de açúcar no sangue é determinada através da avaliação do índice glicémico.

Está provado cientificamente que os alimentos com IG elevado (exemplo do pão branco, refrigerantes, açúcar, batatas fritas) proporcionam uma "explosão" de energia, elevando os níveis de açúcar no sangue de forma violenta.

Os que apresentam valores mais baixos de IG (fruta, leguminosas, alimentos com fibras) acabam por proporcionar uma entrada mais lenta da glicose para o sangue, o que poderá prolongar a sensação de saciedade e retardar o aparecimento da fome e falta de energia.

Esta entrada mais lenta e continuada de glicose na corrente sanguínea faz com que os órgãos e substâncias responsáveis pela regulação da “energia” no nosso organismo trabalhem de forma mais eficiente e não sejam sobrecarregados,isto é, o pâncreas que produz a hormona insulina será menos "espremido".

Certamente já se apercebeu que, quando se alimenta mal, ingerindo alimentos açucarados de forma isolada a meio da manhã, fica inicialmente com uma sensação de euforia e de energia mas que rapidamente se dissipa, dando lugar a uma sensação de cansaço e de quebra.

O mesmo não se passa quando ingere uma refeição equilibrada e com alimentos com valores de índice glicémico mais baixos.

Alimentos que menos afectam a resposta de insulina no sangue são considerados de baixo índice glicémico, e os que afectam muito, de alto índice glicémico. Portanto, as pessoas com diabetes deverão preferir alimentos com baixo IG.


Classificação IG: Baixo: ≤ 55; Médio: 55-70; Elevado: >70

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails