domingo, 27 de fevereiro de 2011

Dispositivo revolucionário de controlo da diabetes em Portugal

Chega agora a Portugal a Medtronic Paradigm Veo, a primeira e única bomba de insulina do mundo que pode suspender automaticamente a administração de insulina no diabético, caso os níveis de açúcar no sangue fiquem demasiado baixos, sem necessidade de intervenção do doente. Este novo dispositivo médico representa o maior avanço mundial na investigação para o tratamento da diabetes tipo 1 e para a descoberta do pâncreas artificial.

A Paradigm Veo representa também um avanço em termos de precisão, sendo capaz de libertar doses tão pequenas como 0,025 unidades de insulina. Administra as doses diárias de insulina de forma contínua durante 24 horas, e de um modo programado segundo as necessidades do diabético, sendo a forma de administração mais próxima da secreção normal do pâncreas. Com uma série de alertas simples, ajuda os pacientes a manter estável o seu nível de glicose, permitindo que controlem a sua doença com segurança e maior eficácia.

"Esta tecnologia de última geração pretende responder ao maior desejo das pessoas com diabetes: tirar a pressão e diminuir a complexidade da sua decisão na administração de insulina. Ao mesmo tempo permite um maior controlo da doença o que se traduz numa menor incidência de complicações agudas como a cegueira, a insuficiência renal ou doenças cardiovasculares", refere João Raposo, director clínico da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal.

De acordo com João Nabais, Presidente eleito da Federação Internacional da Diabetes e pessoa com Diabetes, "em caso de hipoglicemia o novo dispositivo médico suspende automaticamente a administração de insulina, conferindo assim uma protecção contra episódios potencialmente perigosos. Pela primeira vez, os doentes podem sentir-se seguros mesmo durante o sono, pois a bomba de insulina faz o trabalho do pâncreas artificial, prevenindo as hipoglicemias que podem conduzir ao coma ou morte".

O novo dispositivo, agora disponível no mercado, é também uma preciosa ajuda para os pais de crianças diabéticas em idade escolar, uma vez que estes poderão ficar mais descansados e seguros acerca da saúde dos seus filhos. "As hipoglicemias não detectadas em crianças são muito preocupantes para os pais e esta nova bomba insulínica retira a pressão constante", esclarece o presidente eleito da Federação Internacional da Diabetes. João Nabais compara ainda o novo sistema a um air bag automóvel, "basta saber que ele existe e que, em caso de emergência, actua para que fiquemos mais tranquilos".

De acordo com a Federação Internacional da Diabetes estima-se que existam 285 milhões de pessoas com a doença a nível mundial, 10 por cento dos quais com diabetes tipo 1. Todos os dias são diagnosticadas 200 crianças com diabetes tipo 1 e estima-se que, em todo o mundo, mais de 440 mil com menos de 14 anos são insulino-dependentes.

http://www.medtronic-diabetes.com.pt/

7 comentários:

  1. adorei Ana!
    O Blog está espectacular e com muita informação importante. Os meus sinceros Parabens por toda esta dedicação em ajudar quem precisa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Obrigada,Vítor :-)Toda a informação é importante,quer para ajudar os outros,quer para a minha própria aprendizagem.
    Bjinho e aparece pelo Algarve.

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana Luisa,

    Adorei o blog... vou segui-lo daqui para a frente, sem duvida. Tenho 30 anos e diabetes tipo I há 10 meses. Já ultrapassei a pior fase (a da revolta) e agora estou a aprender a viver e conviver com a diabetes.

    Beijinhos

    Vanessa

    ResponderEliminar
  4. Obrigada, Vanessa.
    Tudo vai correr pelo melhor, vai ver. Se precisar de alguma coisa, diga-me.
    Bjinho e força :-)

    ResponderEliminar
  5. Fantastico. Parabens.
    Vitorlucas@lugrade.com

    ResponderEliminar
  6. Simplesmente maravilhoso!!!
    Que Deus ilumine nossos irmão cientistas e que venha logo a cura pro Diabetes, pro Cancer pra Aids e tdas as doenças.

    ResponderEliminar
  7. ola sou diabetico tipo 1 a 10 anos meus minha hemoglobina glicada e de + - 10% ou seja não controlada gostaria de saber qual o preço desse aparelho que segundo li e fenomenal
    obrg rui pereira

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails