sábado, 3 de julho de 2010

Índice glicémico


Índice glicémico: o que significa?
Sabia que uma alimentação composta por alimentos com baixo nível IG pode contribuir para reduzir o risco de diabetes, ajudar a controlar o colesterol e doenças cardiovasculares?

Todos os dias comemos alguns alimentos que, depois de digeridos, nos fornecem energia para realizarmos as nossas actividades diárias.

A maioria dos alimentos com hidratos de carbono (açúcar, pão, fruta, feijão, bolos, massa, sumos de fruta, arroz…) é digerida no nosso organismo, transformada em glicose e levada pelo sangue a todas as células, sendo o nosso principal “combustível”.

Quando entra na circulação sanguínea, a glicose origina uma subida na glicose sanguínea (glicemia). Esta subida pode ser mais ou menos brusca, conforme os alimentos que ingerimos.

A forma como cada alimento faz subir os níveis de açúcar no sangue é determinada através da avaliação do índice glicémico.

Está provado cientificamente que os alimentos com IG elevado (exemplo do pão branco, refrigerantes, açúcar, batatas fritas) proporcionam uma "explosão" de energia, elevando os níveis de açúcar no sangue de forma violenta.

Os que apresentam valores mais baixos de IG (fruta, leguminosas, alimentos com fibras) acabam por proporcionar uma entrada mais lenta da glicose para o sangue, o que poderá prolongar a sensação de saciedade e retardar o aparecimento da fome e falta de energia.

Esta entrada mais lenta e continuada de glicose na corrente sanguínea faz com que os órgãos e substâncias responsáveis pela regulação da “energia” no nosso organismo trabalhem de forma mais eficiente e não sejam sobrecarregados,isto é, o pâncreas que produz a hormona insulina será menos "espremido".

Certamente já se apercebeu que, quando se alimenta mal, ingerindo alimentos açucarados de forma isolada a meio da manhã, fica inicialmente com uma sensação de euforia e de energia mas que rapidamente se dissipa, dando lugar a uma sensação de cansaço e de quebra.

O mesmo não se passa quando ingere uma refeição equilibrada e com alimentos com valores de índice glicémico mais baixos.

Alimentos que menos afectam a resposta de insulina no sangue são considerados de baixo índice glicémico, e os que afectam muito, de alto índice glicémico. Portanto, as pessoas com diabetes deverão preferir alimentos com baixo IG.


Classificação IG: Baixo: ≤ 55; Médio: 55-70; Elevado: >70

3 comentários:

  1. E a batata frita gourmet? E o belo do leitão? Têm ou não baixo IG? O IS (índice satisfação) é alto, posso garantir :-)

    ResponderEliminar
  2. E os alimentos sem açucar? Para quando um post com estas alternativas saudáveis e sem açucares (mas com gorduras a mais...)?

    ResponderEliminar
  3. Olá, tenho uma dúvida a cerca da dieta baseada em índice glicêmico. Devo me valer apenas de alimentos com baixo índice glicêmico? Não seria um bom caminho para a hipoglicemia ou ficar nessa linha inferior (portanto, mais próximo da hipoglicemia) seria o ideal? Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails