sábado, 23 de outubro de 2010

Doce pecado


Hoje apeteceu-me fazer este maravilhoso Brownie, que ficou deliciosoooooooooo :-)

"Não,não,não"...por certo todos os Diabéticos já ouviram muito "não deves comer isto ou aquilo,porque faz mal à Diabetes". Se se referir o facto de a pessoa ter diabetes sempre que se diz "Não", em breve ela vai detestar a doença, que parece estar por trás de todas as limitações.Isto é especialmente verdade nas crianças.Ela vai começar a acreditar que é a Diabetes por si só que torna esta e outras coisas impossíveis.
A mensagem é: claro que pode comer alguns doces ou gelados,mas tem de pensar quando e como os vai comer,de modo a que a sua glicémia não seja demasiado afetada. No fundo trata-se de liberdade com responsabilidade e para a dominar é necessário praticar e experimentar.É importante determinar a glicémia antes e após ingerir um doce depois de ter experimentado algo novo.A primeira tentativa não será perfeita,mas,depois de algumas tentativas,irá aprender melhor como funciona o seu organismo.
Ingira preferencialmente um doce após uma refeição principal,onde estiveram presentes hidratos de carbono de absorção lenta.
Comer demasiados doces também não é bom para as pessoas que não têm Diabetes: fornecem calorias vazias que aumentam o risco de ganhar peso.


Por vezes podemos cometer este pequeno grande pecado :-)

Aqui deixo a receita:

Ingredientes

 200g de chocolate meio amargo e 100g de chocolate amargo com 70% de cacau
250g de manteiga sem sal
5 ovos
2 chávenas de chá de açúcar
1 colher (chá) essência de baunilha
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 chávena de chá de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 chávena de chá de avelãs picadas

Modo de preparação:

1. Pré aqueça o forno a 200ºc. Derreta o chocolate e a manteiga juntos em banho maria ou no microondas. Deixe esfriar por alguns instantes. Numa tigela, bata os ovos juntos com o açúcar e a baunilha. Adicione aos poucos o chocolate derretido com a manteiga e misture bem. Peneire a farinha de trigo juntamente com os outros ingredientes secos e incorpore rapidamente a mistura de ovos e chocolate. Não misture muito pois o seu brownie pode ficar com a massa muito pesada. Incorpore as avelãs e misture rapidamente.

Unte uma forma quadrada e despeje a mistura. Leve ao forno pré aquecido por aproximadamente 25 minutos. A superfície estará com uma crosta e o meio ainda estará "molhado". Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de cortar.

Sirva acompanhado de uma bola de gelado de baunilha ou nata no topo do Brownie,regado com uma deliciosa calda de chocolate e um pouco de Licor Baileys.

3 comentários:

  1. Ui deve estar delicioso. Que tal nos dares a receita??
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Ana Luísa.
    Vou experimentar.
    Bjs grandes

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana Luísa,
    a Accu-Chek está fazendo um grande cadastro dos blogs brasileiros que falam sobre diabetes. Que tal cadastrar o seu? http://migre.me/1XI6e

    O objetivo é montar um grande cadastro desses blogs para que cada vez mais se divulgue informações sobre diabetes. Também é um jeito de ficarmos mais próximos de vocês.

    Divulgue o cadastro para seus amigos blogueiros também!

    Grande abraço,
    Equipe SIC Accu-Chek
    www.accuchekcombo.com.br

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails