quinta-feira, 12 de maio de 2016

12 de Maio, Dia Internacional dos Enfermeiros- um dia de todos nós

Este foi o meu primeiro livro que comprei sobre o "ser Enfermeira". Estavamos no ano 1996, tinha acabado de saber que tinha entrado para o curso que sempre sonhei: Enfermagem. Passei por uma livraria na minha terra natal onde na altura passava férias, Caminha, e ao passar pela livraria, lá estava ele na montra e não hesitei em entrar,folhear o livro e comprá-lo.Nos dias seguintes foi a minha leitura.Ainda hoje o guardo como uma relíquia. Tenho uma adoração por aquilo que faço no meu dia a dia, mesmo com todos os contratempos que naturalmente existem em todas as profissões, mas tudo isso faz parte do nosso percurso, e se há alguma coisa que os Enfermeiros estão habituados no nosso País, é viver com contratempos e alguma falta de valorização dos nossos governantes, mas não da população,essa sim a quem prestamos cuidados altamente reconhecidos,também ao governante fora do contexto da sua governação.
Numa viagem que fiz a Londres fiz questão de passar pela igreja e túmulo onde se encontra sepultada Florence Nightingale, a enfermeira conhecida como a " Dama da lâmpada ",que tratava durante a noite os feridos de guerra da Crimeia com auxílio de uma lampada, e lançou as bases da enfermagem profissional. Nasceu a 12 de Maio, data esta então escolhida como Dia Internacional do Enfermeiro.
Deixo aqui uma passagem do prefácio do livro " Ser Enfermeira", prefácio este escrito por Therese Guimond, na altura diretora geral e secretária da Ordem dos Enfermeiros do Quebec: "Efectivamente,se são (as enfermeiras/os) acarinhadas pelo publico e mais ouvidas pelo governo, resta-lhes ainda desenvolver esforços, a fim de demonstrar claramente a complexidade, a economia e a qualidade dos serviços e dos cuidados que prestam".
Parabéns Srs e Sras Enfermeiras de todo o Mundo.


Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails