domingo, 18 de abril de 2010

Curiosidades...


Sabiam que não é recomendável beber-se muita água às refeições? Esta acelera o esvaziamento gástrico e, consequentemente, leva a um mais rápido aumento da glicémia. É preferivel ingerir-se água fora do horário das refeições.


Sabiam que é preferível comer uma cenoura cortada às rodelas do que cenoura ralada? A cenoura ralada tem um índice glicémico mais elevado que esta cortada às rodelas, porque ao ralar é destruída uma maior percentagem de fibra que esta contém.Alimentos ricos em fibra ajudam a manter a glicémia mais estável!!

Sabiam que é preferível comer uma porção de pão com queijo do que simples? A gordura do queijo atrasa o esvaziamento gástrico, mantendo a glicémia mais estável. No entanto, deverá ser um queijo magro e não deverá abusar-se da quantidade (cuidado com o colesterol!!)

Sabiam que a melhor altura para uma pessoa com diabetes comer um doce será imediatamente após as principais refeições? Claro que deverá ser um acto esporádico, mas quando ingerido após uma das nossas principais refeições, fará com que o aumento da glicémia não seja tão repentino, porque os comemos após termos ingerido hidratos de carbono.

Sabiam que o melhor tipo de alimentação que o diabético poderia ter era ao estilo Italiano? Com maior frequência de ingestão de massa, ao invés da batata ou do arroz, que serão os principais acompanhamentos nos pratos do povo(ou do cidadão) português.A massa é feita a partir de trigo esmagado ou partido, e não de farinha de trigo, o que faz com que o amido esteja dentro de uma estrutura de proteínas(glúten).
E sabiam que o macarrão faz subir a glicémia de uma forma mais rápida do que o esparguete?É preferível neste caso o esparguete...

Sabiam que comer uma mesma quantidade de chocolate de leite será mais "saudável" do que essa mesma quantidade de chocolate sem adição de açucar? Normalmente os produtos que se encontram à venda no mercado que têm nos rótulos "sem açucar", possuem muito mais gordura e, consequentemente mais Kcal!!(engordam mais)

Gosta de Pizza? Prefira uma com a base bem cozida(estaladiça) do que as mal cozidas(brancas)

2 comentários:

  1. Boas dicas, não sabia.
    Vou fazer com o meu filhote, obrigada.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas dicas. Conhecia todas excepto a da massa bem cozida da pizza. Mas é sempre muito útil rever!

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails