quinta-feira, 15 de abril de 2010

O que é a Diabetes?


A diabetes é uma doença crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar (glucose) no sangue (glicémia).
Resulta da deficiente capacidade de utilização pelo organismo da nossa principal fonte de energia-a glucose,por falta ou insuficiente produção de uma hormona produzida no pâncreas: a insulina.
Os alimentos que ingerimos,através do processo da digestão,são transformados em glucose, que entra na corrente sanguínea para “alimentar” as células,fornecendo energia ao organismo.
Para a glucose poder ser correctamente utilizada é necessária a actuação da hormona Insulina.Com "falhas" na produção desta hormona (como é na Diabetes), a glicose permanece na corrente sanguínea, aumentando a glicémia, especialmente após as refeições. Surge assim a Diabetes. A glicose é posteriormente expelida pela urina.

Um Papiro descoberto no Egipto,datado 1550 a.C., é a mais antiga descrição do que hoje se considera a diabetes mellitus, cujo tratamento na altura consistia numa mistura de ossos,grãos de trigo,areia fresca,terra e água.
A urina com açucar foi descrita pela 1ª vez na Índia, há 2400 anos. Nesta altura, o diagnóstico da doença era feito provando-se o sabor da urina.

Só nos últimos 200 anos se começou a perceber o que é a diabetes, cujos sintomas clássicos são:
-Polidipsia (ter muita sede);
-Poliúria (uirnar muito e em grande quantidade);
-Polifagia (ter muita fome constantemente);
-Perda de peso de forma súbita e inexplicável.
-Visão Turva;
-Dores musculares (conhecidas por "cãimbras").

Como se diagnostica a diabetes?
Na presença de alguns sintomas de alerta descritos anteriormente deve consultar o seu médico de família, o qual não deixará de realizar os exames indicados para confirmar o diagnóstico.Poderá também não ter qualquer tipo de sintoma (mais em idades acima dos 30 anos), devendo assim realizar periodicamente análises sanguíneas ou dirigir-se ao seu Centro de Saúde ou a uma farmácia e pedir para que lhe seja realizado um teste de glicémia, preferencialmente em jejum.

Existem três principais tipos de Diabetes:
- Diabetes tipo 1- aparece com maior frquência em crianças e jovens.A pessoa necessita de tratamento com insulina para toda a vida.
- Diabetes tipo 2- é a mais frequente, e aparece na idade adulta,sendo necessário tratamento com comprimidos.
- Diabetes gestacional– tipo de diabetes diagnosticada durante a gravidez,que na maioria dos casos regride após o parto.

Quem terá maior risco de ser diabético?
- Familiares directos com diabetes;
- Pessoas obesas, com tensão arterial e colesterol elevados;
- Mulheres com antecedentes de diabetes na gravidez;
- Pessoas com antecedentes de doenças endócrinas e do pâncreas;

Como se controla a diabetes?

1-Com estilos de vida saudáveis:
- Alimentação saudável, equilibrada e repartida (6 refeições diárias)
- Álcool em pequena quantidade;
-Exercício físico regular (caminhar 30 minutos por dia)
- Corrigir o excesso de peso;
- Deixar de fumar.
2 - Medicação
- Na diabetes tipo 1, com insulina;
- Na diabetes tipo 2, com comprimidos, que em alguns casos pode ser necessário complementar tratamento com insulina, se não houver um bom controlo da diabetes.

3 - Auto-vigilância: medir regularmente a sua glicemia em casa, com um dispositivo que o seu enfermeiro(a) de família lhe poderá fornecer.

Em próximos conteúdos,irei descrever as causas dos vários tipos de diabetes e quais os valores considerados "normais" e valores que diagnosticam uma Diabetes.

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails