terça-feira, 3 de agosto de 2010

Programa de Rastreio e Tratamento da Retinopatia Diabética do Algarve, 2009



O que é a Retinopatia Diabética?
O aumento dos níveis de açúcar no sangue (glicemia) - que caracteriza a diabetes - causa alterações nos pequenos vasos sanguíneos da retina no interior do olho. Os vasos alterados deixam sair líquido e sangue para a retina, reduzindo a visão.
Em alguns casos, desenvolvem-se vasos anormais na retina. Sendo muito frágeis e sangrando facilmente, estes vasos levam à formação de tecido fibroso que repuxa a retina. Neste estádio muito grave, a doença designa-se retinopatia diabética proliferativa


Neste âmbito, não posso deixar de fazer referência ao excelente trabalho da responsabilidade da Administração Regional de Saúde do Algarve, IP, mais concretamente do seu Departamento de Contratualização, conjuntamente com os Hospitais de Faro e Barlavento Algarvio.
Penso que outras regiões do País não terão estes excelentes resultados, com benefício claro e directo para as pessoas com diabetes. Com este empenho, dedicação e preocupação se conseguem alcançar claros ganhos em saúde, com fortes implicações na qualidade de vida dos Diabéticos.
Um exemplo a seguir, este trabalho desenvolvido.

Está disponivel a consulta deste relatório no site

http://www.arsalgarve.min-saude.pt/site/index.php?option=com_content&view=article&id=1016%3Aprograma-de-rastreio-e-tratamento-da-retinopatia-diabetica-do-algarve-regista-taxa-de-adesao-de-73-no-ano-de-2009&catid=38%3ANoticiasRegionais&Itemid=63

3 comentários:

  1. Olá Ana, acabei de conhecer seu BLOG, muito legal suas dicas, imagino que você como enfermeira deve se cobrar muito em relação ao diabetes! Também sou diabética há 13 anos e olha que coincidência também faço aniversário no dia 14 denovembro e sempre digo que a diabetes é minha melhor amiga, a famosa "Bete"
    Bjks.
    Marianne/Maricota

    ResponderEliminar
  2. Olá Marianne.
    Que coincidência...duas diabéticas que fazem anos no Dia Mundial da Diabetes!É um dia maravilhoso, não é?
    Fico feliz por gostar do meu Blog e por o visitar :-)
    A forma como encara a Diabetes é saudável,pois tem de viver com ela 24h.É como diz o ditado : "se não podes vencê-la, junta-te a ela".E temos uma vida normal, como todas as outras pessoas que não têm Diabetes.
    Sou Enfermeira prestadora de cuidados a pessoas com Diabetes e educadora nessa área, mas não me cobro muito...tenho consciência daquilo de devo ou não fazer e quais as consequências, e como qualquer outro Diabético,também cometo os meus pecados,que sabem muitooooooo bem(embora muito esporadicamente).
    Vi que já é mãe...deve ser maravilhoso :-)
    Beijinho para si e para a sua amiga "Bete".

    ResponderEliminar
  3. Oi Ana Luísa, não sou diabética mas amei seu blog,na verdade tenho colesterol alto!!!!!!!Já me tornei sua seguidora e tem selinho pra você lá no meu cantinho. Espero vc lá. Um beijo

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails