O álcool e o fígado.
O álcool neutraliza a capacidade do fígado de produzir nova glicose (neoglicogénese). O fígado pode ainda libertar glicose da reserva de glicogénio ("reservatório" de glicose armazenado no fígado e nas células musculares), mas quando esta se esgotar, a pessoa terá hipoglicémia, inclusivé muitas horas depois da sua ingestão, se não tiver determinadas precauções.É natural que seja necessário diminuir a dose de insulina no dia a seguir de ter bebido.
As bebidas alcoólicas não são proibidas às pessoas com Diabetes.
Os adultos com Diabetes podem beber quantidades moderadas de álcool se comerem simultaneamente ou tiverem ingerido uma refeição com hidratos de carbono de acção prolongada imediatamente antes. Para uma pessoa com diabetes, a ingestão deve ser limitada a uma bebida para as mulheres (definida como uma cerveja de 350 ml, um copo de vinho de 150 ml ou um copo de 45 ml de qualquer bebida destilada), e a duas bebidas para os homens, num dia.
E se bebeu demasiado à noite...
Deve ingerir-se comida extra imediatamente antes de se deitar. Pode come-ser pão ou batatas fritas, já que proporcionarão um aumento lento da glicémia, durante várias horas. Quando for altura da pessoa se deitar, não deve ter-se uma glicémia inferior a 180 mg/dl e reduzir-se a dose de insulina do deitar(se for esse o caso) em 2-4 unidades, para evitar hipoglicémias. Não deve dormir-se até tarde! Ponha o despertador e coma um bom pequeno almoço assim que se acordar na manhã seguinte. Se se sentir mal, verifique a sua glicémia, pois o má disposição pode ser causada por um aumento de glicémia, e não pela "ressaca".
Já agora, adoro cocktail´s, como Margarita, San Francisco, Cinderela, Havana Punch :-), mas só esporadicamente bebo e imediatamente após uma refeição principal com hidratos de carbono. Um prazer excepcional :-)
Oi Ana! Quanta coisa legal tem no seu blog...esse sensor Wi-fi é maravilhoso, espero que possamos ter acesso a essa tecnologia em breve! E quanto a bebidas, ainda bem que não gosto, as vezes vinho e caipirinha, só! O meu vicio mesmo é o açucar, ai que tristeza e eu amo cozinhar e amo comer, como é dificil!
ResponderEliminarBjks.
Olá, adorei o blog, interessante!
ResponderEliminarComo diabética e mãe de umamenina tb diabética...voltarei :)